contato@prevcommg.com.br  |  (31) 2526 - 0038 - Atendimento das 9h as 17h.

INVESTIMENTO

Perguntas Frequentes

1. COMO SÃO REALIZADOS OS INVESTIMENTOS PELA PREVCOM-MG?

 

Na PREVCOM-MG, os recursos dos Participantes são investidos, seguindo as diretrizes de aplicação da Resolução CMN 3.792/2009, visando garantir boas taxas de retorno e liquidez compatíveis com a necessidade dos compromissos assumidos de pagamento de benefícios.

 

Os processos decisórios envolvendo os investimentos dos recursos ocorrem de forma colegiada, pela Diretoria Executiva, que conta para isso com a assessoria do Comitê de Investimentos. O Comitê se reúne para tomar as decisões relacionadas à gestão dos ativos do PREVPLAN, sempre obedecendo à Política de Investimentos definida pelo Conselho Deliberativo.

 

Além disso, as aplicações financeiras serão feitas apenas em instituições autorizadas e reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda que normaliza e fiscaliza as instituições integrantes do mercado financeiro. As aplicações atentam também para instituições que sejam associadas à ANBIMA, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, onde os aderentes devem seguir os códigos de melhores práticas do setor, o que traz mais um nível de regulamentação e qualidade.

 

2. QUAL A VANTAGEM DE ADERIR AO PREVPLAN EM DETRIMENTO DE INVESTIR POR CONTA PRÓPRIA?

 

Como primeira vantagem, ao se inscrever no Plano de Benefícios PREVPLAN o Participante ganha no quesito de investimento devido à escala ou volume dos recursos aplicados. Os recursos garantidores de cada Participantes do PREVPLAN são mantidos segregados pela PREVCOM-MG, mas o montante é aplicado em conjunto, obtendo benefícios – na forma de maior rentabilidade – só disponíveis aos grandes investidores.

 

Em segundo lugar, há o benefício da gestão técnico-profissional dos investimentos, que são acompanhados por profissional certificado para atuar no mercado financeiro, que realiza monitoramento diário, visando as melhores alternativas dentro das diretrizes da Política de Investimentos.

 

Como terceira vantagem, há a possibilidade de diversificação dos investimentos dentre os diversos segmentos de ativos oferecidos pelo mercado financeiro. O objetivo, neste ponto, é garantir o equilíbrio da carteira de investimentos, evitando que oscilações e quedas no mercado financeiro afetem os recursos garantidores dos Participantes.

 

Como quarta vantagem, destaca-se o grau de transparência e participação permitido aos Participantes do Plano de Benefícios de PREVPLAN. Ao Participante do PREVPLAN é resguardado o direito legal de acesso às informações dos seus recursos garantidores, inclusive por meio de contato direto com o corpo de empregados da PREVCOM-MG, que fica à disposição para sanar quaisquer dúvidas. Isso sem contar a emissão de relatórios e demais informes. Há ainda o diferencial de que, ao contrário do mercado privado, o Participante pode participar diretamente da gestão da PREVCOM-MG, elegendo-se para integrar seu Conselho Deliberativo ou seu Conselho Fiscal.

 

A quinta vantagem é a economia. O Plano de Benefícios de PREVPLAN não cobra taxas de administração dos seus Participantes, que são tradicionalmente as taxas que mais oneram os investidores que contratam planos diretamente com instituições bancárias.

 

Por fim, há a vantagem da paridade de contribuições entre os Participantes Ativos Normais do PREVPLAN e o seu Patrocinador. O Patrocinador contribui de forma paritária para a previdência complementar do Participante Ativo Normal até o limite de 7,5% sobre o salário de contribuição .

 

3. NO MOMENTO ONDE ESTÃO INVESTIDOS OS RECURSOS GARANTIDORES?

 

Suas contribuições são aplicadas no mercado financeiro, em carteiras de renda fixa e renda variável. No PREVPLAN, o valor de seu benefício não é predeterminado e é diretamente influenciado por três fatores:

1) O montante resultante das contribuições do Participante e da Patrocinadora;

2) O tempo em que são efetuadas as contribuições; e

3) A rentabilidade obtida com as aplicações financeiras.

 

 

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Fundação de Previdência Complementar do Estado de Minas Gerais

Rua Rio Grande do Norte, nº 867, Edifício Lymirio Trindade, 11º andar, sala 1.101,
bairro Funcionários, Belo Horizonte/MG, CEP 30.130-135

Telefone: (31) 2526-0038
E-mail: contato@prevcommg.com.br